Ao adquirir um modelo 320i Sport GP o cliente tem acesso a uma grande quantidade de tecnologias, que faz dele um veículo capaz de desempenhar funções semelhantes ao 330i, modelo da família Série 3 com maior desempenho e maior preço.
A Mercedes-Benz mantém uma posição elevada no mercado de carros esportivos, mas a BMW vem ganhando cada vez mais espaço com a Série 3. Unindo tecnologias, uma gama maior de equipamentos e mantendo todo o conforto e design conservador da BMW, a competição entre as duas montadoras alemãs líderes no segmento esportivo ficou ainda mais acirrada.
O BMW 320i Sport GP é a versão intermediária dos modelos Série 3 da BMW que, na verdade, não parece ter nada de “intermediário”. Ao adquirir um modelo 320i Sport GP o cliente tem acesso a uma grande quantidade de tecnologias, que faz dele um veículo capaz de desempenhar funções semelhantes ao 330i, modelo da família Série 3 com maior desempenho e maior preço, embora mantenha o seu motor 2.0 turbo flex de quatro cilindros.
Claro, o 320i Sport GP 2021 não possui o mesmo poder que o M340i M, mas é capaz de suprir bem as necessidades de seus motoristas. Ele chega ao Brasil com preços a partir de R$245.900.
A história dos modelos Série 3
Surgiu em 1975, como sucessor dos modelos Neue Klasse, que salvaram a empresa alemã da falência iminente. A primeira geração do modelo teve aproximadamente 1.36 milhão de unidades vendidas, principalmente no continente europeu.
Os sedans de luxo de duas portas receberam uma versão com teto conversível, que fez sucesso durante três anos. Os motores 1.6 e 2.0 eram potentes para a época, já que geraram entre 75cv a 141 cv.
Em seu interior, o modelo mantinha as veias esportivas, sendo inspirado em modelos de corrida profissionais. Apesar disso, a BMW fazia questão de manter toda a sofisticação que a marca impõe.
A segunda geração dos modelos Série 3 surgiu com o lançamento do E30. O sedan agora possuía 4 portas, e teve diversas variações, como a versão conversível e o modelo perua. A sua versão mais icônica foi o M3, que contava com um motor de 3.2 de 6 cilindros e atingia 197 cv de potência.
Agora, a geração atual ganhou diversas versões: cupê e conversível. Vale ressaltar que a Série 4 deriva da atual versão da Série 3.
Motor BMW 320i GP Sport 2021, design e desempenho
Possui um motor 2.0 turbo flex de quatro cilindros, que pode parecer inofensivo em comparação a modelos superiores da Série 3, é bastante eficiente na prática. Ele é capaz de atingir 100km / h em apenas 7,2 segundos e alcança a velocidade máxima de 240 Km/h, o que é comum nesses modelos esportivos. Já o câmbio automático de oito velocidades, realiza passagens suaves em baixas rotações.
O pacote M Sport agora está disponível por padrão para todas as versões, trazendo freios e suspensão M Sport, volante esportivo e teto preto, até mesmo para o modelo mais básico. Ele também recebe recursos avançados de assistência ao motorista, assistente de estacionamento, faróis de LED e um carregador portátil como padrão.
O novo sistema de infoentretenimento de tela dupla e o novo software iDrive 7, que o gerencia, é simples de usar. Os comandos de voz são compreendidos pelo sistema, mesmo que exista a opção de gerenciar a central por meio do controlador rotativo e tela sensível ao toque.
Internamente, o modelo possui um bom espaço, tanto para o motorista e passageiros, mas também para o carregamento de bagagens. O porta-malas é espaçoso e acomoda 480 litros.
Considerado econômico, o modelo esportivo abastecido com etanol faz 6.5 km/l na cidade e 9.3 Km/l na estrada, já ao utilizar gasolina o consumo é de 9.4 Km/l na cidade e 13.3 Km/l na estrada. O modelo BMW 320i Sport GP é fabricado no Brasil, no estado de Santa Catarina, e está disponível a partir de R$ 245.900.
Por Wendel George Peripato
Deixe um comentário