Modelo deve chegar ao Brasil no final de 2019 e irá concorrer diretamente com o Jeep Compass.
Muitas incertezas ainda rondam o futuro da montadora americana Ford, depois que foi declarado o fato polêmico nos Estados Unidos onde eles deixariam de comercializar hatches e sedans por lá. Já no mercado brasileiro, as coisas se apresentam estar mais bem definidas, visto que a marca esteve com uma forte presença no Salão Internacional do Automóvel da cidade de São Paulo, que ocorreu do dia 8 ao dia 18 deste mês novembro. Entre as novidades da montadora pode-se citar o novo Ford Territory, um SUV de porte médio fabricado na China que chegará ao mercado brasileiro para brigar de forma direta o Compass da Jeep e que esteve no evento em São Paulo para avaliar a aceitação do modelo diante do público e sendo assim tem grande possibilidade de desembarcar no Brasil.
O modelo que esteve no Salão da capital paulista foi trazido diretamente da China e como citado acima, a montadora o apresentou apenas para ver o nível de aceitação do público que esteve presente no evento. Foi apurado juntamente com os executivos da marca que o novo lançamento, o Territory, foi projetado para que tivesse um baixo custo para ser produzido e também permitisse ter um preço agressivo, mesmo que venha importado. Apesar de tê-lo apresentado, a montadora estadunidense ainda executa análises, buscando entender qual será a melhor maneira de comercializar o modelo por aqui, mas, caso ocorra como o planejado, o veículo chega em terras tupiniquins no final do ano que vem.
O Ford Territory teve sua apresentação realizada no mês de agosto na China, produzido por lá baseado no modelo JMC Yusheng S330, companhia esta que possui forte parceria com a Ford. O carro é um SUV de porte médio, o qual possui um comprimento de 4,58 metros, com largura de 1,93 m, 1,67 m de altura e distância entre eixos de 2,71 m. Pode ser comparado com o modelo da Jeep, o Compass, o qual possui um comprimento de 4,41 metros e distância de 2,63 metros no entre eixos. Ainda é dotado de um propulsor turbo com 1500 cilindradas e com capacidade para gerar 163 cavalos de potência – versão com turbo do 1.5 Dragon o qual também está presente no EcoSport e no Ford Ka – e transmissão automática com 6 velocidades, sempre tendo tração em seu eixo dianteiro.
Na parte interna, o modelo consegue disponibilizar um espaço amplo, sendo maior que o do Jeep Compass, além de ser moderno, onde oferece um painel digital e um grande display para sua central multimídia. O ponto único que dá abertura para questionamento é que, ao bater o olho, o modelo não se parece com carro Ford, isso porque seus componentes e seu design são bem diferentes dos outros veículos da marca que são comercializados aqui no mercado brasileiro.
Afinal não é muito complicado de entender o motivo da Ford ter apostado em um utilitário esportivo médio. Sabe-se que o modelo mais comercializado dentre o segmento de SUV’s é de fato o Jeep Compass, um automóvel que tem um valor sugerido, por sua montadora, que ultrapassa a cifra dos R$ 100 mil e que tem uma quantidade de emplacamento muito superior a modelos que chegam a custar até R$ 30 mil a menos do que ele. E atualmente a aposta da montadora no mercado dos compactos, posição que é ocupada pelo EcoSport, não teve força suficiente para que conseguisse atingir o topo da lista. Sendo assim a empresa acredita que vender um modelo mais caro, isto é, possui uma margem de lucro maior e é inédito no mercado, irá ajudá-los a melhorar sua imagem.
Por Filipe Silva
Deixe um comentário