Gif;base64,R0lGODlhAQABAAAAACH5BAEKAAEALAAAAAABAAEAAAICTAEAOw==

Novo Volkswagen-JAC E10X é carro elétrico de baixo custo

A oferta de carros elétricos cresce lentamente, e a JAC quer se tornar uma protagonista.

A empresa chinesa já tem três modelos elétricos à venda em nosso país; antes do final do ano chegarão mais dois. Em seu catálogo está o JAC e10x, o carro elétrico mais barato do país.

A JAC é uma fabricante chinesa que colabora com a Volkswagen há muito tempo, por isso ambos criaram uma marca chamada Sihao ou Sol, a primeira palavra que comentam que pode ser traduzida como "desejo de ser claro" enquanto a segunda parece admiração pelo mundo Hispânico, o significado é "sol", por isso pode se referir ao império do sol.

Já o JAC E10X é um subcompacto de abordagem totalmente urbana. Seu tamanho é de apenas 3,69 metros , ou seja, apenas alguns centímetros mais curto do que um Grand i10 . Tem capacidade para cinco passageiros e os seus números de desempenho deixam claro que se trata de um veículo concebido para o trânsito intenso.

Possui um motor elétrico de ímã permanente, capaz de gerar 67 hp e 158 lb-ft . Tem a vantagem de ser um pequeno motor alimentado por uma bateria de íon-lítio relativamente grande, com capacidade de 41 kWh . A marca promete autonomia de 320 quilômetros no modo Urbano, embora possa ser estendida para 400 quilômetros no modo Longo Alcance, o que limita sua velocidade máxima a 60 km / h.

A JAC redesenhou o interior deste modelo, continuando a abordagem minimalista mas marcante que é bastante presente nos carros elétricos, contendo um console central de dois níveis para deixar alguns objetos, e uma base sem fio para deixar o smartphone. Na frente, possui duas telas, uma para o controle do carro e outra para o sistema multimídia, incluindo controle de cruzeiro e ar condicionado.

O melhor de tudo sem dúvida é o seu sistema elétrico. O motor não é muito potente, 45 kW (61 cv), mas o suficiente para se mover livremente em seu habitat natural, a cidade. A bateria é a principal protagonista. Um pack de LiFePO4 de 30 kWh , que lhe permite viajar de acordo com o fabricante 302 km no ciclo NEDC, o que indicaria que no WLTP seriam cerca de 260 km.

Isso o colocaria na mesma categoria do SEAT Mii, Volkswagen e-Up e Skoda Citigo, que, como muitos sabem, possuem uma bateria de lítio muito mais cara e menos durável. Uma bateria que não oferece muitas vantagens em termos de peso, já que vemos que a diferença entre os modelos JAC e Volkswagen é de apenas 25 quilos.

Graças ao uso desta bateria barata, e à produção na China, a JAC conseguiu colocar um preço mais em conta em um modelo que vai começar entre R$ 39.500 a R$ 63.200,

Características técnicas do JAC-VW E10X:

  • Comprimento : 3.650 mm

  • Distância entre eixos : 2.390 mm

  • Largura : 1.670 mm

  • Altura : 1.540 mm

  • Peso total : 1.555 kg

  • Peso vazio : 1.180 kg

  • Especificações do pneu : 165 / 65R14

  • Número de assentos : 5

  • Motor : 45 kW

  • Velocidade máxima : 102 km / h

  • Alcance : 302 km (NEDC)

  • Consumo : 11,7 kWh / 100 km (NEDC)

  • Capacidade da bateria : 30 kWh

  • Peso da bateria : 240 kg

  • Densidade de energia da bateria : 126,68 Wh / kg

O mercado de carros elétricos no Brasil é muito pequeno, mas é maravilhoso saber que existem cada vez mais opções e novos pontos de recarga. A JAC quer acelerar o ritmo desse mercado no país com opções de baixo custo , em uma categoria que poucos fabricantes decidiram se aventurar em nosso país.

Gostou das novidades do carro elétrico mais barato do momento? Compartilhe em suas redes!

Gif;base64,R0lGODlhAQABAAAAACH5BAEKAAEALAAAAAABAAEAAAICTAEAOw==

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *